A luta da jornada de trabalho na indústria metalúrgica alemã

Lothar Wentzel

No ano de 1984, o IG Metal,  o sindicato da indústria metalúrgica alemã-ocidental, entrou em greve por uma semana de trabalho de 35 horas, após um longo tempo de preparação. Os empresários haviam recusado terminantemente a redução do tempo de trabalho semanal e estavam dispostos a conceder somente as férias de seis semanas.

Os objetivos do IG Metall eram:

  • Assegurar os postos de trabalho;
  • Reduzir o desemprego (então na faixa dos 2,5 milhões);
  • Melhorar a qualidade de vida.

Os patrões da indústria metalúrgica e o governo liderado pela CDU empreenderam uma resistência encarniçada. A greve durou sete semanas.  No final, cerca de 600 mil trabalhadores (dentre 3 milhões) participavam da disputa trabalhista, usando especialmente os bloqueios. Finalmente, chegou-se a um acordo. A jornada de trabalho foi encurtada para 38,5 horas.

Depois disso, a jornada de trabalho foi reduzida por meio de novas medidas.  Porém, passaram-se mais onze anos até 1995, quando, após uma greve de duas semanas na Baviera , pôde ser acordada a jornada de trabalho de 35 horas. Nos anos de 1985 até 1989 a jornada de trabalho foi reduzida abaixo de 40 horas em quase todos os setores da economia.

O desemprego baixou para cerca de 500.000 pessoas. Então veio a unificação alemã, que propiciou novamente o crescimento do desemprego, em função do colapso da economia da Alemanha Oriental.

Os empresários aproveitaram a situação usando diferentes meios:

  • A intensificação do trabalho foi reforçada,  o que correspondia de qualquer forma a suas pretensões;
  • As horas de trabalho foram flexibilizadas, isto é, foram fortemente ajustadas ao nível das encomendas e ao tempo de funcionamento das máquinas. A jornada de trabalho começava às 6 horas da manhã, mas agora eram possíveis diferentes horários de início e de fim. De acordo com a necessidade, trabalhava-se mais ou menos tempo. O trabalho por turnos expandiu-se;
  • A jornada de trabalho foi alongada por meio das horas-extras;
  • Se uma empresa se visse em dificuldades econômicas, os empresários forçavam a concordância dos sindicatos para o aumento da jornada de trabalho, para evitar o fechamento da fábrica.
  • O número de trabalhadores permanentes foi mantido o mais baixo possível e foram admitidos muitos empregados temporários, dispostos a aceitar mais horas de trabalho.

O resultado foi que hoje, na indústria metalúrgica, em média trabalha-se mais que 40 horas, apesar de o acordo coletivo permitir apenas 35 horas. Quando o acordo coletivo ainda era de 40 horas, trabalhava-se realmente cerca de 43 horas.

O IG Metall não se atreveu, por muitos anos, a levantar a questão da jornada de trabalho como objeto da luta trabalhista. Na Alemanha durante muito tempo havia um alto desemprego (no pico, foram registrados estatisticamente 5 milhões, mas na realidade eram mais).

Hoje, estatisticamente, são apenas 2,5 milhões e a situação conjuntural é boa. Para os trabalhadores, contudo, a questão de melhores salários está em primeiro plano.

O IG Metall, desde alguns anos, tem tentado colocar novamente a questão da jornada de trabalho como tema. Encontrou uma resistência fortíssima do lado do capital. Em relação à jornada de trabalho, trata-se sempre de um conflito fundamental, em torno do poder que tem o capital de dispor do trabalho. Além disso, cresce a falta de operários especializados para as empresas.

O IGM tentou encontrar um novo caminho para produzir uma brecha no muro dos empresários. Sua proposta foi que pessoas com crianças pequenas (de até 12 anos), com parentes doentes e trabalhadores de turnos intensivos deveriam ter o direito de poder trabalhar até 2 anos apenas 28 horas e retornar depois ao seu posto de trabalho integral. Nesse período, eles deveriam receber uma certa compensação financeira.

O direito à redução da jornada de trabalho já podia ser aplicado antes, porém sem nenhuma compensação financeira. Ou seja, para os grupos de renda mais baixa era difícil exercê-lo.

Contudo, para se defender da reivindicação do sindicato, os empresários concordaram com um aumento de salário relativamente alto: 3,5% , com uma inflação de 1,8%.

Antes da unificação da Alemanha houve greves de três semanas. Agora, o sindicato adotou uma nova tática.  Houve greve em todo o país, mas apenas um dia por vez. Com isso,  foram incluídas 300 (grandes) empresas no movimento. As greves tiveram uma boa adesão.  A ideia foi incluir no movimento o máximo possível de pessoas, de todas as partes do país. Participaram nas greves, no total, cerca de 1 milhão dos 3,5 milhões de trabalhadores da indústria metalúrgica. Os empresários se sentiram incomodados com essa tática de ataque.

Um outro sindicato, o dos ferroviários, firmou acordo coletivo há um ano, após o qual pode-se optar por gozar uma semana de férias a mais por ano, em vez de receber 2,3% de aumento salarial (a inflação na época era de 0,3%).  O surpreendente é que quase a metade dos trabalhadores optou por mais férias.

A atual disputa pode ser apenas um embarque na luta pela redução da jornada de trabalho. Trata-se, na realidade, de se chegar próximo novamente à semana de 35 horas. Para os trabalhadores em turnos, é preciso haver outras reduções.  Mas isso será ainda um longo caminho.

Lothar Wentzel

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Resultado de imagem para ig metal greve na alemanha

Resultado de imagem para ig metal greve na alemanha

Resultado de imagem para ig metal greve na alemanha

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *