Acervos

O Acervo do Centro de Estudos Victor Meyer – CVM tem como destaque os documentos da Organização Revolucionária Marxista Política Operária, ORM-POLOP, do Partido Operário Comunista, POC e da Organização de Combate Marxista Leninista Política Operária, OCML-PO.

Nas distintas fases em que essas organizações existiram, houve uma intensa produção de jornais, revistas, teses, análises conjuntura nacional e internacional, estudos sobre a teoria marxista, discussões  internas  e debates sobre a prática do movimento operário e estudantil.

Em breve a  documentação estará classificada conforme a natureza dos textos, já indicado nas abas que se abrem no cabeçalho. No momento os arquivos POLOP estão aglutinados de uma forma geral. Trazemos também  seções com textos organizados por autor: Erico Sachs, August Thalheimer, Victor Meyer, Eder Sader.

Outras seções tratam de temas fundamentais para a compreensão das contradições no Brasil, na América Latina e no mundo: Debates, Mundo do Trabalho, Governo de Transição, Memória do movimento operário, Memória das lutas no campo. Para buscar um tema ou assunto, use a ferramenta de pesquisa da página.

Centro de Estudos Victor Meyer – CVM é uma entidade parceira do projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional, Ministério da Justiça. Parte da documentação física da POLOP encontra-se disponível no Arquivo Nacional para consulta ou no site Memórias Reveladas e no Labelu – Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais.