Projetos

Um dos objetivos do Centro de Estudos Victor Meyer – CVM é o de contribuir para a recuperação da memória das lutas operárias e da esquerda revolucionária no Brasil, no período recente. Nesse sentido, adotou como ponto de partida o caso da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária, mais conhecida como POLOP, organização cuja fundação completou 50 anos em janeiro de 2011.

  • Projeto “Organização do acervo da Polop”

    Há cerca de quarenta e oito anos atrás, entre 16 e 19 de janeiro de 1961, um grupo de jovens militantes revolucionários reuniu-se em Jundiaí-SP para fundar a Organização Revolucionária Marxista – Política Operária. O ato foi o coroamento de uma série de debates e articulações entre quadros políticos e intelectuais que militavam em pequenas … Continue lendo Projeto “Organização do acervo da Polop”

  • Cursos de Formação Política

    Cursos para a formação política, continuada, dos associados e convidados, objetivando a capacitação para a compreensão da sociedade contemporânea.   – Curso Marxismo e Luta de Classes Aula I (1, 2 e 3) – Das origens à revolução de 1848 Referências bibliográficas citadas no original Aula II (4 e 5) – Tempos de reação e … Continue lendo Cursos de Formação Política

  • Seminários e Palestras

    Realização de eventos para a compreensão da conjuntura e do panorama político e social no país e no mundo.

  • Coleção Marxismo Militante

    Edição de documentos e textos clássicos que sirvam para fundamentar uma concepção política revolucionária para o movimento operário e a esquerda brasileira. Com esta coleção o CVM promove a divulgação das experiências e as reflexões teóricas daqueles que, ao longo dos tempos, construíram a luta dos trabalhadores pela sua emancipação.

  • Memória das Lutas Operárias

    Pesquisa e produção de publicações destinadas a recuperar e divulgar as experiências das lutas operárias mais importantes da história recente do país, para a formação da consciência da classe operária brasileira.

  • 50 anos da Organização Revolucionária Marxista Política Operária

    O Projeto 50 anos da Organização Revolucionária Marxista Política Operária pretende aglutinar militantes e estudiosos das lutas sociais no país, ex-militantes e simpatizantes da Polop, no sentido de contribuir para a recuperação dos acervos de documentos elaborados, disponibilizá-los em arquivos de acesso público e em forma de livros. A importância desse trabalho fica ressaltada quando … Continue lendo 50 anos da Organização Revolucionária Marxista Política Operária