Memória das lutas no campo

Disponibilizamos nesta seção um pequeno acervo relacionado com a memória das lutas campesinas. Sabe-se serem ainda escassas as fontes escritas sobre esse tema. Importantes episódios da história recente das lutas de resistência contra a exploração das massas camponesas e trabalhadores rurais do país vão caindo no esquecimento, sendo mesmo desconhecidos daqueles mais jovens que hoje militam nos movimentos sociais.

Nesse aspecto, é importante destacar a  contribuição da coleção A questão Agrária no Brasil, em 5 volumes, organizada por João Pedro Stedile e publicada pela Editora Expressão Popular em 2005. Vide o sumário deste importante trabalho entre os documentos ora disponibilizados.

Também é de se destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Armazém Memória, do MST, acessível pelo link: http://www.armazemmemoria.com.br/.

Agradeceríamos a ajuda dos nossos leitores, no sentido de contribuir para a ampliação desse acervo, com a remessa de eventuais documentos existentes em seu poder, seja textos de análises, relatos de lutas ou depoimentos.