A Lenda do Outubro Alemão e outros Escritos – August Thalheimer

Inédito no Brasil.
Mais um volume da Coleção Marxismo Militante, editado pelo Centro de Estudos Victor Meyer.

Por: R$ 15,00

produção: CVM (2013)

1923: uma oportunidade perdida?

Este quinto volume da série “Marxismo Militante” é dedicado a August Thalheimer, importante liderança do movimento dos trabalhadores alemães, que viveu de 1884 a 1948, tendo participado sucessivamente da socialdemocracia (até a I Guerra Mundial), da Liga Espartaquista em torno de Rosa Luxemburgo, da formação e da direção do Partido Comunista Alemão (onde teve um importante papel na defesa da tática da “frente única” dos partidos operários) e do Partido Comunista – Oposição (KPO), após 1928.

O primeiro artigo desta coletânea é uma biografia publicada pelo Gruppe Arbeiterpolitik por ocasião do centenário do seu nascimento, em 1984. Ali o leitor encontrará um quadro geral do contexto histórico em que ele viveu e produziu suas principais contribuições teóricas e políticas.

No segundo artigo, sobre a lenda da “oportunidade perdida” de outubro de 1923 na Alemanha, Thalheimer aponta as diferenças entre os outubros russo e alemão, para concluir que os partidos comunistas deveriam aprender a avaliar as relações de classes em seus respectivos países, e a desenvolver a tática e a estratégia de forma independente, sem submissão à direção internacional.

O terceiro e quarto artigos dizem respeito à questão do “governo operário” e das condições para a participação em governos nacionais e o último contém uma importante contribuição para o entendimento da situação política internacional depois da II Guerra Mundial, quando Thalheimer desenvolveu o conceito de “cooperação antagônica” entre os países imperialistas, criticou o conceito de “imperialismo soviético” e caracterizou a economia da URSS como “socialismo de estado”.

Os textos que compõem este caderno são exemplos da defesa e do exercício de um pensamento marxista crítico, livre de amarras dogmáticas, cuja utilidade transcende em muito os horizontes geográficos e temporais em que foram originalmente produzidos.