Marxismo e Luta de Classes – Érico Sachs

Terceiro volume da Coleção “Marxismo Militante”, através da qual o CVM pretende levar aos pesquisadores e militantes da atualidade as experiências e as reflexões teóricas daqueles que, ao longo dos tempos, construíram a luta dos trabalhadores pela sua emancipação.

Por: R$ 15,00

produção: CVM (2010)

O trabalho ora apresentado (218 páginas) traz a luz uma reedição revisada e ampliada do livreto de mesmo nome, publicado pela primeira vez no Brasil em 1987, pela Editora Práxis (Salvador – BA). Trata-se da reprodução de curso ministrado pelo autor na Alemanha, quando do seu exílio, nos anos 70.

Nesse trabalho, o autor não teve a pretensão de escrever uma história do marxismo e das lutas de classes, mas sim procurou destacar os seus marcos principais. E não foi motivado por simples interesse histórico. Nas suas próprias palavras: ”Queremos destacar justamente os marcos que contribuíram para formar o marxismo de hoje, como doutrina de luta contra a sociedade atual, mais complexa do que o mundo de Marx e Engels e mesmo o da Revolução Russa”.

Ao levar aos trabalhadores e ativistas dos movimentos sociais textos inéditos da produção teórica revolucionária das mais diversas posições, o CVM espera contribuir para o entendimento da realidade brasileira, ponto fundamental para a luta contra a exploração.