Curso Básico da ORM-PO

Trata-se do segundo volume da Coleção “Marxismo Militante”, através da qual o CVM pretende levar aos pesquisadores e militantes da atualidade as experiências e as reflexões teóricas daqueles que, ao longo dos tempos, construíram a luta dos trabalhadores pela sua emancipação.

Por: R$ 15,00

produção: CVM (2010)

O trabalho ora divulgado surgiu em primeira edição em inícios de 1968, como curso de formação básica da ORM-PO, Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), vindo a ser um instrumento importante daquela organização para transmitir e debater os conceitos básicos do marxismo com os novos militantes que despertavam para a luta política. Vários estudantes e operários, que se integraram na militância política durante a ditadura militar nas décadas de 60 e 70, tiveram sua formação política inicial baseada no referido curso.

Nas aulas contidas no Curso, encontramos o primeiro arsenal de conceitos utilizado por Marx para dissecar o funcionamento do capitalismo, tais como sociedade e luta de classes, mercadoria, força de trabalho, mais valia, lucro e exploração capitalista.

Encontramos também o conceito de Estado como instrumento de dominação de classe, de crises do capitalismo, bem como o conceito de imperialismo, a nova fase do capitalismo. Por fim, a questão do socialismo, do partido revolucionário e as particularidades do desenvolvimento capitalista no Brasil.

É admirável o poder de síntese e o didatismo dos autores do trabalho que, sem prejuízo do conteúdo, transmitem com explicações simples conceitos e análises de certo grau de complexidade, não se limitando a uma visão acadêmica de uma formação voltada para militantes.

O livro, com 212 páginas e preço promocional de R$ 15,00, contém uma nota introdutória do Prof. Ivaldo Pontes Filho, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.