Negociação e luta de classes: matérias do tempo adiante, por João Ferreira

Publicado no blog Encontraponto em 30/12/2023

Podemos afirmar que o espectro da luta de classes delineia-se novamente no horizonte temporal dos países do centro do capitalismo? A análise dos desdobramentos futuros da greve contra as 3 Grandes da indústria automobilística nos EUA[1], apresentada por Labor Notes, levanta esta perspectiva:

Todos os novos contratos propostos expirarão em 30 de abril de 2028. Com quatro anos e meio, eles são mais longos do que os acordos de quatro anos típicos dos contratos recentes das Três Grandes.

Fain disse que o UAW[2] quer dar tempo para que outros sindicatos alinhem os vencimentos de seus contratos com o UAW e entrem em greve juntos em 1º de maio de 2028 – Dia Internacional dos Trabalhadores. “Se quisermos realmente enfrentar a classe bilionária e reconstruir a economia para que ela comece a trabalhar em benefício de muitos e não de poucos”, disse Fain, “então é importante que não apenas façamos greve, mas que ataquemos juntos.”

Fain deu a entender que a luta por uma jornada ou semana de trabalho mais curta poderia fazer parte da campanha contratual do UAW em quatro anos e meio. Uma das exigências públicas do sindicato nesta ronda de negociações foi uma semana de 32 horas com pagamento de 40 horas. Os trabalhadores da indústria automóvel queixam-se frequentemente de serem forçados a fazer horas extraordinárias obrigatórias, incluindo 60 horas semanais (seis dias de 10 horas).

O Primeiro de Maio nasceu de uma intensa luta dos trabalhadores nos Estados Unidos para ganhar uma jornada de oito horas”, disse Fain. “Essa é uma luta que é tão relevante hoje como era em 1889.

Se a possibilidade da luta de classes está assinalada, não é contraditório deixar de apontar para um horizonte revolucionário em troca de um trabalhista, posto referir-se a uma campanha contratual dos operários com exigências colocadas ao grande capital? Por isso mesmo, talvez muitos venham a estranhar o título da presente publicação, uma vez que, num horizonte de ruptura com o capitalismo, negociação e luta de classes consistem termos antagônicos. O título deveria ser, assim, revisto para distingui-los por meio da conjunção “ou”.  Não, reafirmamos o título: negociação e luta de classes. Os motivos serão apresentados na análise a seguir, à luz dos possíveis desenvolvimentos da recente greve contra as 3 Grandes nos EUA que o trecho destacado acima procura ressaltar. leia mais

Novo Germinal: O sionismo é um sistema. Entrevista com Bernardo Kocher

Nesta segunda-feira, 18 de dezembro, às 19h, no programa Segunda Opinião, o professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense Bernardo Kocher apresenta o seu texto “O Sionismo é um sistema – Introdução a uma análise estruturante da invasão da Faixa de Gaza a partir de outubro de 2023”

Para assistir o programa, clique no link e acione a notificação do vídeo:

Para ler o texto no Portal do Centro de Estudos Victor Meyer, clique no link: http://centrovictormeyer.org.br/o-sionismo-e-um-sistema-introducao-a-uma-analise-estruturante-da-invasao-da-faixa-de-gaza-a-partir-de-outubro-de-2023/

A lenda do outubro alemão de 1923

Republicado de Arbeiterstimme ”, nº 221, 2023

 

 

100 anos de 1923

A memória de 1923 é também uma ocasião para a mídia nacional. Foram publicadas pelo menos dez novas monografias que tratam deste ano econômica e politicamente agitado. Muitas vezes ele é visto como um ano chave para a história alemã do século XX.

Para o mainstream burguês, o foco da análise está frequentemente na hiperinflação, que atingiu o seu pico naquele ano, e na sua superação. Mas também o golpe de Hitler e aspectos culturais são discutidos detalhadamente em algumas publicações.

Para muitos na esquerda, porém, há outro foco de interesse. A saber, se a revolta comunista planejada pela Internacional Comunista (KI) para outubro de 1923 teria tido uma possibilidade realista de sucesso.

Se você estuda a história para aprender com ela, precisa em primeiro lugar estar consciente de que as condições estão sempre mudando.

Nos primeiros anos da República de Weimar, a ideia ou, se preferirem, o mito da crise final do capitalismo era largamente difundido também no KPD[1]. Há 100 anos, a possibilidade de uma derrubada revolucionária parecia estar ao nosso alcance.

Isto significa que a situação atual (e provavelmente no futuro previsível) não pode ser remotamente comparada à de 1923. Naquela época havia um movimento operário forte e consciente, com o KPD e o SPD[2]. A guerra e as suas consequências (Tratado de Versalhes) levaram a uma inflação galopante. O empobrecimento em massa prevaleceu numa escala hoje inimaginável na Alemanha.

Portanto, a história certamente não oferece orientações diretas para as nossas ações de hoje. A este respeito, não há aprendizado com a história, no sentido mais estrito!

Contudo, a polêmica em torno dessa história faz sentido e é necessária. As avaliações dos acontecimentos de outubro de 1923 ainda diferem amplamente na esquerda, assim como algumas questões estreitamente relacionadas, como a avaliação da política da Internacional Comunista na época ou de uma política “correta” de frente única.

Algumas pessoas ainda falam sobre a “Revolução Traída” e, portanto, assumem o fracasso pessoal do presidente do KPD, Heinrich Brandler, ou até mesmo a sua traição à classe trabalhadora. As circunstâncias e condições reais são frequentemente ignoradas.

Existem inúmeras revisões e análises científicas das condições da época, que chegam à conclusão de que não existia (mais) uma situação revolucionária naquela época e que a greve teria resultado numa derrota catastrófica com inúmeras mortes. Por exemplo, consultem-se as posições de Harald Jentzsch na revista “Z” nº 116, de dezembro de 2018, “O KPD de 1919 a 1924, Parte II: O ‘outubro alemão’ de 1923”, páginas 181-195, bem como a brochura de August Thalheimer “1923: Uma oportunidade perdida? A lenda do ‘outubro alemão’ e a verdadeira história de 1923”[3], que agora está sendo novamente republicada de forma corrigida.

Esta é razão suficiente para revisitarmos este tópico da nossa perspectiva após 100 anos. Para tanto, reimprimimos um artigo da Arbeiterstimme, que trata da avaliação dos acontecimentos e processos da época. Esta apresentação, que data de 1974, tem em si qualidade histórica e deve ser lida e apreciada tendo em mente este contexto.

Equipe editorial, setembro de 2023

 

A lenda do outubro alemão de 1923

Mas acreditamos que o primeiro pré-requisito para um partido comunista e uma liderança que saiba como vencer é que elimine todas as lendas e comece realmente a aprender. Enquanto esse aprendizado real da própria história real não tiver começado, o partido e com ele a classe trabalhadora apenas continuarão a andar em círculos, em vez de avançar, e o resultado serão novas derrotas e cada vez mais graves.

August Thalheimer

 

Mesmo depois de 50 anos, a lenda do “outubro alemão” ainda assombra as mentes das pessoas, a lenda da revolução perdida ou traída de 1923. Por outro lado, o verdadeiro significado do ponto de virada do outubro alemão” é mal compreendido: a ascensão ao poder da ultraesquerda no partido alemão e a liquidação dos sucessos anteriores dos comunistas, por meio de uma política que acabou por conduzir à maior derrota do movimento operário alemão. leia mais

O sionismo é um sistema. Introdução à uma análise estruturante da invasão da Faixa de Gaza a partir de outubro de 2023

 

Bernardo Kocher
Prof.  História Contemporânea
Universidade Federal Fluminense

Rio de Janeiro, novembro 2023.

Foto: Dois meninos foram retirados dos escombros depois que aviões de guerra israelenses atacaram a Praça Yarmouk, na Rua Jalaa, Cidade de Gaza, em 25 de outubro de 2023. Eles gritaram: ‘Obrigado, defesa civil. Nós te amamos.’ [Abdelhakim Abu Riash/Al Jazeera]

 

Durante a guerra de independência da Argélia, iniciada em 1954, com a dominação colonial francesa em colapso, surgiu na metrópole a percepção de que o problema da rebelião (que levaria a colônia do norte da África à independência em 1962) se devia aos maus colonos enviados pela França.  Como ali a presença de moradores colonizadores era a maior do mundo ásio-africano (1 milhão de europeus em meio à 9 milhões de habitantes locais) esta desproporção  parecia conter algum sentido.  Para contestá-la Jean-Paul Sartre[1], vibrante militante anticolonial, revisou este preceito em texto lapidar sobre o assunto, demonstrando que a rebelião dos colonizados não era contra uma má gestão por parte do colonizador.  Pelo contrário, a colonização foi definida como um sistema, e era justamente este que passava por uma crise terminal devido à nova correlação de forças do pós-guerra, demarcada pela Guerra Fria e, no plano interno europeu, pela construção do Estado de Bem Estar.  Assim, para o filósofo francês, era incompatível a existência da democracia e dos direitos sociais nas metrópoles com a prática de métodos fascistas nas colônias.  Sem sombra de dúvidas foi a declaração de guerra pela Frente Nacional de Libertação argelina que levou o sistema colonial à contradição máxima, corroendo os alicerces da dominação colonial.

A crise argelina expôs, como em nenhum outro sítio dominado pelo imperialismo europeu, o fim do colonialismo iniciado no final do século XIX.  O que demonstra esta tese é o fato de que nas démarches da crise argelina o sistema político francês da IV República também entrou em crise e, surpreendentemente, as forças militares presentes na colônia tentaram interferir (defendendo os interesses dos de colonos) na condução do governo central.  Ou seja, a colônia tentou governar a metrópole!  Este foi o fim do sistema colonial.  Mas, ainda, a independência argelina não foi um fato isolado: junto com a realização da Conferência de Bandung (1955) e a invasão do Canal do Suez (1956) no momento exato da repressão soviética na Hungria – a independência da Argélia constituiu-se num dos focos para a formatação da independência total das colônias asiáticas e africanas.

Malgrado o que tem ocorrido na Palestina desde 1948 seja um caso único, o sionismo também deve ser visto como um sistema.  Afirmo a necessidade de se pensar desta forma, acompanhando Sartre por analogia, já que variados estereótipos têm sido produzidos para caracterizar a brutal tentativa de destruição da população palestina da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e do sul do Líbano.  Tais  caracterizações são apresentadas isoladamente e desprovidas de uma causa para a sua existência no interior de um contexto mais amplo e preciso.  Entre elas citamos: “genocídio”, “apartheid”, “limpeza étnica”, “racismo”, “necropolítica”, “neocolonialismo”, controle do Oriente Médio por uma potência com fortes vínculos com o imperialismo norte-americano, conflito milenar que se torna crônico de tempos em tempos, erro da política de assentamentos por parte de Israel, conflito existencial entre duas culturas, longo governo da extrema-direita israelense (o que inviabilizaria qualquer tentativa de acordo), etc. Todas estas formas de compreensão do problema possuem razões e evidências para serem tomadas como válidas em alguma medida.  Mas nenhuma delas possui alcance para dar aos fatos sob análise o status de “sistema” porque elas “aparecem” funcionando sem uma explicação do que causou a sua aparição.  Sendo assim estas caracterizações propiciam a formatação de soluções paliativas e retóricas além do que (como os fatos tem demonstrado desde o Nakba palestino) não produzem nenhum efeito prático para reverter ou conter o avanço contínuo do sionismo sobre as terras da Palestina. leia mais