Novo Germinal: A crise do sindicalismo, causas e perspectivas. Entrevista com Nazaré Mota, Acrísio Mota e Luis Cláudio Barbosa

Daqui a pouco, às 19h, no programa #DEBATEPAPO, começamos a encarar a tarefa de olhar para a crise do sindicalismo, no Brasil.

Para esta empreitada, formamos uma roda com camaradas cuja reflexão sobre o tema vem como saldo de longa experiência prática: Nazaré Mota e Acrísio Mota, que têm organizado grupos de estudos sobre o tema, e Luis Cláudio Barbosa, do Sindicato dos Ferroviários do Nordeste e do Centro de Estudos Victor Meyer.

Para assistir, clique no link e acione o lembrete

Novo Germinal: A condição da mulher preta no Brasil de 2021: entre a exploração e a solidão. Entrevista com Carla Teixeira e Tatirrê Paz

Nesta quinta-feira, 25/11, às 19h, no programa*#DEBATEPAPO, as camaradas Carla Teixeira e Tatirrê Paz nos trazem o debate sobre a condição da mulher preta no Brasil de 2021: entre a exploração e a solidão.

Para assistir, clique no link e acione o lembrete

Continua a luta dos trabalhadores metalúrgicos em Cádis, com grande manifestação

AbrilAbril23 DE NOVEMBRO DE 2021

 

O oitavo dia de greve por tempo indeterminado, que abrange mais de 20 mil trabalhadores do sector na província gaditana, ficou marcado por uma grande mobilização de apoio e por cargas policiais.

O Conselho Andaluz de Relações Laborais, órgão de mediação da Junta da Andaluzia, acolheu esta segunda-feira na sua sede, em Sevilha, a terceira reunião entre as partes desde o início da greve por tempo indeterminado, que terminou esta madrugada como as duas primeiras, sem acordo. Um dirigente da UGT disse à EFE que o patronato «não alterou o seu posicionamento».

Os trabalhadores do sector, que em Cádis ocupam mais de 20 mil postos de trabalho, decidiram partir para a greve para exigir a renovação do acordo colectivo, que caducou em Dezembro de 2020, o seu cumprimento, aumentos salariais e impedir despedimentos.

Com o fracasso na terceira ronda negocial entre organizações representativas dos trabalhadores e a Federação de Empresas do Metal de Cádis, as partes decidiram voltar a encontrar-se já amanhã para continuar a dialogar.

Entretanto, a greve prossegue. Esta terça-feira, oitavo dia consecutivo de paralisação dos trabalhadores do sector metalúrgico na província gaditana, ficou marcado por uma manifestação de apoio aos operários, à qual se juntou o Sindicato de Estudiantes, e que, segundo foi anunciado pela imprensa, deveria contar com a presença de dirigentes políticos regionais e provinciais de esquerda. leia mais

O caminho da América Latina

Elaine Tavares 18.11.2021 – Correio da Cidadania

Foto: Difusión/Retirada do La Republica (Peru)

 


Nu
estra América está, como sempre, em ebulição, buscando encontrar um caminho para o bem-viver. Mas, não é fácil. E o principal obsculo é, sem lugar a dúvidas, a incapacidade dos governos ditos progressistas de fazer as mudanças necesrias, esperadas pelos trabalhadores. É um eterno retorno.

Vêm as eleições, as promessas, e quando chega a vitória, tudo se esboroa no andar da carruagem. No geral a culpa sempre recai na crise econômica ou na ação desintegradora dos Estados Unidos. De fato, esses são elementos importantes, mas não são os decisivos para que as mudanças não ocorram. O que realmente falta é coragem para fazer os câmbios estruturais e romper com o modo de produção capitalista. A esquerda liberal quando no poder segue defendendo a propriedade privada e acreditando que é possível dar uma cara humana ao capitalismo. leia mais