Ciro Flamarion Santana Cardoso (1943-2013): combates pela História

Uma grande perda para a esquerda no Brasil e na América Latina e para a resistência do materialismo histórico. Na tarde deste sábado, 29 de junho, faleceu, aos 70 anos, um dos maiores historiadores brasileiros, o Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso, Titular de História Antiga e Medieval do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leia a homenagem da Historiadora Virgínia Fontes ao Prof. Ciro Flamarion.

prof. ciro flamarion cardoso

Ciro nasceu em Goiânia, em 1942. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1965, e doutorou-se na mesma área na Université de Paris X, Nanterre, em 1971. Realizou seu Pós-Doutorado na New York University, em 1984.

Veja a homenagem ao Prof. Ciro Flamarion neste link: http://marxismo21.org/homenagem/

Além disto, ao longo de sua trajetória, acumulou prêmios, publicou/organizou mais de 40 livros, formou doutores e foi professor da UFRJ, da PUC-Rio e de instituições na França e no México. À trajetória de Ciro agrega-se o desenvolvimento de pesquisas concernentes à Metodologia de Pesquisa Científica, à ocupação joanina da Guiana Francesa, à escravidão na América e ao Egito Antigo, tema ao qual dedicava-se nos últimos anos. (fonte: Revista Tema Livre).

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *