Canal Novo Germinal: Discutindo relações da guerra na Ucrânia

O Segunda Opinião deste dia 07 de março, às 19h traz Francisco Lyra e Pery Falcon, do Centro de Estudos Victor Meyer para tentar discutir relações chaves para compreender a Guerra na Ucrânia. Para assistir, clique no link e acione o lembrete.

Contribuir para a construção da perspectiva do movimento independente da classe operária em 2022 (Um texto para discussão)

A palavra de ordem “Fora Bolsonaro” assumida formalmente pelo sindicalismo nos seus portais da internet e agitada constantemente ao longo de 2021 assume agora sentido evidente: encobriu a responsabilidade da burguesia sobre a crise econômica e política e das medidas desencadeadas contra os trabalhadores, de forma a permitir a ampla aliança de classes quando das eleições de 2022. Único modo de fazer aliança com os inimigos de classe – que se traduz em votar no candidato alternativo cujo nome é de conhecimento geral. A corrente dominante no movimento sindical, organizada em torno do Fórum das Centrais Sindicais, não deixa menor sombra de dúvida quanto a esta posição. (mais…)

A Conjuntura Internacional no Começo de 2022

Agravamento das contradições interimperialistas, guerra e aumento da exploração e da miséria das massas trabalhadoras.

I. Introdução

Nas duas primeiras décadas do século 21, as sucessivas crises do capital (desdobramentos da longa crise do sistema imperialista, em seu estado depressivo) marcaram a economia mundial – juntamente com um sem número de agressões militares imperialistas (Afeganistão, Iraque, Síria, Palestina, Cazaquistão e, agora, Ucrânia, entre vários outros exemplos). Este ano de 2022 não deverá ser diferente em nenhum dos dois casos. (mais…)

Novo Germinal: O que acontece na Ucrânia? Com Pery Falcón e João Melato

Nesta Segunda-feira, 21/02, às 19h, o programa Segunda Opinião – Internacional, recebe o historiador João Melato, do Outros Outubros Virão, e Pery Falcon, do Centro de Estudos Victor Meyer, para destrinchar o contexto histórico e os rumores de guerra na Ucrânia. Para assistir, clique no link e acione o lembrete.

Novo Germinal: “Marx, Engels e Lenin e a Frente Popular” de August Thalheimer

Segunda-Feira, às 19h, o Canal Novo Germinal no Youtube retoma a live semanal Segunda Opinião. Voltamos num formato turbo, reformulado a partir das lições de 2021, rumo às potencialidades de 2022. E pra começar, convidamos você pra bebermos da água pura da fonte dos fundamentos da independência política da classe trabalhadora no novo Segunda Opinião Fundamentos, que a cada seis semanas vai trazer um texto clássico. Nesta primeira edição, o camarada Glaudionor Barbosa apresenta o texto “Marx, Engels e Lênin e a Frente Popular”, escrito pelo comunista alemão August Talheimer em 1936. Para assistir o Segunda Opinião, basta clicar no link abaixo e acionar o lembrete. Aproveite pra conhecer a aba de vídeo do Canal Novo Germinal no Youtube e se inscrever.

A luta dos operários metalúrgicos de Cádis mostra o caminho para combater a sobre-exploração capitalista

Para as classes trabalhadoras de todo o mundo, o ano que passou foi marcado pela continuidade da pandemia e pela piora nas condições de vida causadas por mais uma crise econômica, estourada em 2020. Frente ao novo aumento da exploração, do desemprego, da carestia e da miséria, são inúmeras as formas e exemplos de resistência das massas exploradas para sobreviverem a esse duro período.  (mais…)