Gaza, ano zero: Palestina e o retorno da política social genocida [parte 19]

O cessar-fogo assinado por Israel e o islã político parece ter tido como fim iniciar um novo estágio da política social genocida contra o povo palestino

Apesar do acordo de cessar-fogo assinado entre o Estado sionista e o islã político em 17 de janeiro de 2025 – intermediado por Egito, EUA e Catar –, a política social genocida do Estado sionista contra o povo palestino retornou com força. (mais…)

Entender, agir

Não é correto dizer que a história passada dos comunistas, e de todos, já estava predeterminada, assim como não é verdade dizer que o futuro está nas mãos dos jovens que virão. A “velha toupeira” escavou e continua escavando, mas, como é cega, não sabe de onde vem e para onde vai, ou se anda em círculo. Quem não quer ou não pode confiar na providência deve fazer o que pode para entender e assim ajudar.

 

Lucio Magri: O alfaiate de Ulm: uma possível história do Partido Comunista Italiano [Editorial Boitempo, São Paulo, SP, 2014]

Engels, pensador de la guerra, pensador de la revolución

No texto a respeito da contribuição de Engels sobre teoria militar e a guerra, Georges Labica aborda os aspectos mais importantes para o movimento operário, a saber, da atitude a assumir diante de guerras não-revolucionárias, a relação entre guerra e revolução e a possibilidade de uma estratégia de revolução independente da guerras.

Clique aqui para ler o artigo de Georges Labica na íntegra

O movimento sindical e o governo Trump

Apresentação

A extrema direita que assume com Trump o governo do centro hegemônico do imperialismo anunciou, logo nos primeiros dias, um estrepitoso e surpreendente tarifaço sobre os principais parceiros comerciais dos EUA. O fim abrupto e unilateral dos acordos comerciais com o Canadá e México, vigentes até o governo anterior, provocou uma reação imediata dos porta-vozes do capital financeiro, como o Wall Street Journal, declarando ser esta uma guerra comercial idiota. Os comentários destacam o absurdo do aumento de 25% das taxas de importação oriundas daqueles países, enquanto a China,  o inimigo principal, era alvo de um aumento de apenas 10%. (mais…)

Notas sobre o momento histórico atual 2025 – Conjuntura internacional

1. O mundo capitalista atravessa um período caracterizado por baixas e declinantes taxas de crescimento da economia, bem como dos investimentos e do comércio internacional. Segundo o Banco Mundial, a economia global (incluindo a China) passou de um crescimento anual de 5,3% na década de 80, para 4,0% na década de 90, 2,9% na década de 2000, 2,5% na década de 10 e apenas 2,4% entre 2020 e 2023. As taxas de crescimento dos investimentos globais (também incluindo a China) passaram nos mesmos períodos de 6,9% para 4,1%, 6,4%, 5,2% e 4,9%. A relação do comércio mundial com o PIB global, depois de ter atingido 61,0% em 2008, declinou para 56,5% em 2020 e, com a guerra de tarifas atualmente em curso, tende a diminuir ainda mais.[1] (mais…)

As origens socialistas do Dia Internacional da Mulher

Em 1894, Clara Zetkin escreveu na revista das mulheres socialdemocratas um artigo polêmico contra as feministas alemãs, intitulado “Separação contundente” (“Reinliche Scheidung”), no qual argumentou que “o feminismo burguês e o movimento de mulheres proletárias são movimentos sociais fundamentalmente diferentes”.

Segundo Zetkin, as feministas burguesas aspiravam conseguir reformas a favor do sexo feminino no marco da sociedade capitalista, através de uma luta entre os sexos e em contraste com os homens de sua própria classe, enquanto as trabalhadoras se esforçavam através de uma luta de classe contra classe, manifesto de uma luta conjunta com os homens de sua classe, para eliminar a sociedade capitalista. (mais…)