Tão longe, tão perto: 150 anos da Comuna de Paris

A radicalidade da Comuna de Paris contrasta com os limites do tempo presente. Atualmente, a emancipação do trabalho, parece, ao mesmo tempo, mais possível e mais difícil.

A Comuna de Paris completou 150 anos em 18 março. Foi uma experiência fundamental para o proletariado, influenciou lutas posteriores como, por exemplo, a Revolução Russa. Apesar de ter durado apenas 72 dias, colocou, pela primeira vez, a possibilidade concreta de emancipação do trabalho. (mais…)

Novo Germinal: Polop – das lutas contra a Ditadura às lutas na Democracia (Palmirinha Bolchevique e Novo Germinal). Com Glaudionor Barbosa e Pery Falcón

Parceria inédita entre o Coletivo Novo Germinal e a página Palmirinha Bolchevique traz a Polop para a pauta. Após 57 anos do golpe militar, faremos uma conversa com Glaudionor Barbosa e Pery Falcón, dois ex-integrantes da Polop (Política Operária), uma organização revolucionária da década de 60 fundamental para as lutas da classe trabalhadora! As lutas travadas na ditadura, as divergências existentes no campo da esquerda no período e também sobre a conjuntura da luta de classes no Brasil em debate.

Fatos & Crítica 28: Brasil: o percurso de um Titanic sanitário (Ou como chegamos a este morticínio)

Prelúdios de uma longa noite de terror

O primeiro caso da Covid-19 foi confirmado no dia 26 de fevereiro de 2020. Um homem de 61 anos, morador de São Paulo, contraiu o coronavírus numa viagem à Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Passado um ano de seu início, a pandemia do coronavírus no Brasil alcançou hoje, 11/03/2021, a marca simbólica e estarrecedora de mais de 270 mil mortos, o equivalente a 3,4 Maracanãs lotados. (mais…)