Arquivo da tag: greve

A luta da jornada de trabalho na indústria metalúrgica alemã

No ano de 1984, o IG Metal,  o sindicato da indústria metalúrgica alemã-ocidental, entrou em greve por uma semana de trabalho de 35 horas, após um longo tempo de preparação. Os empresários haviam recusado terminantemente a redução do tempo de trabalho semanal e estavam dispostos a conceder somente as férias de seis semanas.

Os objetivos do IG Metall eram:

  • Assegurar os postos de trabalho;
  • Reduzir o desemprego (então na faixa dos 2,5 milhões);
  • Melhorar a qualidade de vida.

leia mais

Paralisação, atraso da produção e manifestações em vários locais de trabalho marcaram o dia 15 de abril

Intersindical em luta contra a terceirização e o pacote do governo Dilma

A madrugada do dia 15 começou com nossa classe em movimento contra os ataques dos patrões e do governo aos nossos direitos. A luta para barrar o Projeto de Lei da terceirização e contra o pacote do governo Dilma que ataca direitos como seguro-desemprego, abono salarial, auxilio doença, pensão se intensificou nesse dia 15 de abril. No estado de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região junto com a Intersindical organizaram a mobilização que paralisou a produção da Toyota e Mercedes por 24 horas e atrasou a produção na Honda. (foto acima) leia mais

A luta operária contra a exploração capitalista e o Sindicalismo de parceria com o capital e o governo

A Luta Operária Contra a Exploração Capitalista e o Sindicalismo de Parceria com o Capital e o Governo

“Se em seus conflitos diários com o capital cedessem covardemente ficariam os          operários, por certo, desclassificados para empreender outros movimentos de maior envergadura.” (Marx) [1]

“Cada greve lembra aos capitalistas que os verdadeiros donos não são eles, e sim os operários, que proclamam seus direitos com força crescente. Cada greve lembra aos operários que sua situação não é desesperada e que não estão sós. Vejam que enorme influência exerce uma greve tanto sobre os grevistas como sobre os operários das fábricas vizinhas ou próximas, ou das fábricas do mesmo ramo industrial.” (Lenin) [2]

O fato político mais importante deste início do ano foi, sem dúvida, a greve de 11 dias consecutivos (6 a 16 de janeiro) dos operários da Volkswagen (Anchieta) de São Bernardo do Campo. A última greve realizada na Volks-Anchieta aconteceu em setembro de 2006, assim como hoje, contra a demissão, à época, de 3.600 trabalhadores. leia mais

Juntos na luta dos metroviários por salário, emprego e melhores condições de trabalho e transporte para o conjunto dos trabalhadores

Em nome do Capital, o governo do Estado de SP reprimiu a greve dos trabalhadores metroviários com violência e com demissões. O CVM se solidariza com trabalhadores Metroviários de São Paulo, entendendo que esta é uma luta de toda a classe trabalhadora por melhores salários e por transporte público de qualidade. (CVM)

*   *   *

São os milhões de trabalhadores da cidade de São Paulo que utilizam o transporte coletivo que só anda pelo esforço dos trabalhadores, não pelas ações do governo do PDSB. leia mais