Arquivo da tag: Sindicato

O Mato Grosso também começou a avermelhar

Acabou as 5:30 da manhã de hoje a apuração da eleição do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Mato Grosso.

Os últimos três anos foi o tempo de ampliação do trabalho de organização na base, de percorrer o estado, nos mais distantes lugares do Mato Grosso, de estar junto com a categoria nas lutas que os pelegos à serviço da ECT se recusavam a organizar. leia mais

Intersindical começa a madrugada de 11 de julho parando a produção

Começamos o dia 11 de julho nos lugares “sagrados para o Capital e seu Estado”, fomos onde sempre estamos: aos locais de trabalho e PARAMOS A FONTE DE LUCRO DO PATRÃO: paramos a produção e vários serviços, colocando nossa pauta por inteira e denunciando o oportunismo e parceria com os patrões e o governo da maioria das centrais sindicais.

leia mais

Notas sobre o momento histórico atual (2012): II – Tendências e desafios do movimento sindical brasileiro

1. A retomada do crescimento da economia capitalista no país, mais acelerada desde 2007, propiciou, ao lado do aumento de postos de trabalho, uma redução do mercado informal de trabalho e, portanto, do exército industrial de reserva. Na medida em que esse processo de retomada se deu com uso da capacidade instalada e não mediante novos investimentos, e das formas de organização vigentes nas grandes empresas desde metade da década de 1990, a elevação da taxa de emprego aumentou o poder de barganha dos trabalhadores nas campanhas salariais e possibilitou aumentos reais de salários. Na categoria da construção civil, porém, os aumentos e alguns benefícios sociais foram o resultado de mobilizações de base, obtidos mediante rebeliões em grandes canteiros de obras que se alastraram pelo país. leia mais