Partido Comunista Chinês: um partido de trabalhadores ou capitalistas?

por Michael Roberts (blog, 01/07/2021)

 

 

Faz 100 anos desde que o Partido Comunista Chinês (PCC) foi formado pela primeira vez por apenas 50 membros, a maioria intelectuais, mas incluindo ferroviários e mineiros. 100 anos depois, o número oficial de membros é de 95 milhões e há 4,8 milhões de ramos do partido. Este é certamente o maior partido político que o mundo já viu. Um quarto dos membros tem menos de 35 anos; 29% são mulheres, ante 12% em 1949 e mais da metade dos membros têm diploma universitário (isso significa que metade não tem!).

Em 2021, o PCCh é um partido de e para os capitalistas ou de e para os trabalhadores? A resposta curta é que nenhum dos dois. Mas a resposta longa é mais complexa.

O PCC foi liderado inicialmente por dois intelectuais, Chen Duxiu e Li Dazhao, com a ajuda da Internacional Comunista (Comintern). Esses líderes viam o PCC como o partido da classe trabalhadora chinesa (por mais minúsculo que fosse), inspirado no partido bolchevique da União Soviética. Para eles, a classe trabalhadora era o agente de mudança e revolução na China, não o campesinato que constituía 90% da população. No entanto, o PCCh liderou vários movimentos camponeses no período de 1925-27.

Mas o Comintern ordenou aos líderes do PCCh que trabalhassem com as forças burguesas nacionalistas, incluindo Chiang Kai-Shek, que derrotou vários senhores da guerra regionais. Em 1927, o PCCh, por meio de levantes de trabalhadores, assumiu o controle de Xangai, a cidade mais industrializada da China. Chiang entrou na cidade e massacrou os ativistas do PCCh. Chiang então ordenou o assassinato de líderes do PCC em Pequim, incluindo Li. Os líderes do PCCh fugiram para Wuhan, onde havia um governo supostamente “nacionalista de esquerda”. Mas o governo de Wuhan declarou apoio a Chiang e massacrou mais membros do PC.

O PCC foi forçado a ir para o campo e optou por construir um exército de guerrilha baseado em camponeses no campo (ele realmente não tinha escolha). Chen entrou na oposição pela qual foi expulso do PCC pelo Comintern e terminou sua vida na obscuridade. O PCC de Mao então lutou uma longa e dura luta contra a invasão japonesa, as forças de Chang Kai-Shek e a intervenção estrangeira, antes de triunfar em 1949 e ocupar as cidades, sem tolerar impiedosamente nenhuma oposição de fora ou dentro do partido ou de organizações de trabalhadores independentes nas cidades .

Mesmo com essa história curta e condensada, está claro que o PCCh perdeu sua base na classe trabalhadora após as derrotas da década de 1920 e se burocratizou na longa luta de guerrilha. Embora seus membros fossem principalmente camponeses, sua liderança eram intelectuais, em geral. Mas tampouco o PCCh foi um partido da burguesia, que, ao contrário, fugiu em grande número para Taiwan (Formosa).

Mas qual é a composição do PCCh agora? Há um novo estudo excelente sobre a composição social dos membros do partido, publicado recentemente no Banco de Dados da Desigualdade Mundial por Li Yang, Filip Novokmet e Branko Milanovic. É intitulado “De trabalhadores a capitalistas em menos de duas gerações: um estudo da transformação da elite urbana chinesa entre 1988 e 2013”.

Na verdade, as evidências empíricas oferecidas não confirmam o título deste artigo. O PCCh após 100 anos pode não ser composto principalmente de trabalhadores (ou pelo menos trabalhadores industriais e trabalhadores agrícolas), mas também não é composto de proprietários de empresas.

Usando pesquisas domiciliares cobrindo o período de 1988-2013, os autores estudam as mudanças nas características dos 5% mais ricos da população urbana da China. Esses 5% dos maiores ganhadores de renda os autores definem como a ‘elite’ na China (“As elites podem ser definidas como indivíduos e grupos pequenos, relativamente coesos e estáveis ​​com grande poder de decisão.”)

O CPP perdeu sua base predominantemente camponesa que tinha antes do início da grande urbanização na década de 1980. Mas o estudo mostra que o CCP ainda não é dominado por empresários, grandes ou pequenos, mas cada vez mais por “profissionais” e mesmo esta camada ainda é uma minoria. Profissionais são definidos como “todo o pessoal profissional e técnico que trabalha em setores relacionados à ciência (por exemplo, ciência, engenharia, agricultura, assistência médica) e setor relacionado às ciências sociais (por exemplo, economia, finanças, direito, educação, imprensa e publicação, religião)“.

Na realidade, são trabalhadores – pelo menos no que diz respeito aos meios de produção. Na verdade, eles são mais bem designados como “trabalhadores profissionais”. Essa camada profissional constituiu 25% do total de membros do CCP em 2013 (pouca mudança desde 1988). O número oficial de 2021 agora é de 27%. Mas essa proporção é muito maior entre a “elite” do partido (os 5% mais ricos que são membros do PCC): a camada profissional é de 38% dos membros da “elite” do partido, contra 28% em 1988.

Na verdade, nos dados, a composição social da filiação geral do partido pouco mudou em 2013 em relação a 1988. Os trabalhadores eram 16% dos filiados em 1988, mas constituíam 30% em 2013 (o número oficial de 2021 é agora de 34%), graças a urbanização e industrialização. Somando-se os funcionários administrativos e funcionários do governo, esses três grupos eram 75% dos membros em 1988 e ainda eram 70% em 2013. O que também é notável é que a parcela de capitalistas diretos (proprietários de empresas etc.) era pequena em 1988 e ainda era apenas 3% dos membros do CCP em 2013.

O que é diferente é a composição social dos membros do partido de “elite”. Trabalhadores e funcionários do governo eram 72% dessa camada de membros em 1988, pouco diferente de sua participação no total de membros. Mas em 2013, essa participação havia caído para 57%, enquanto a participação dos profissionais e da burguesia havia subido para 43%. Os membros de ‘elite’ do CCP são geralmente profissionais com formação universitária e executivos em empresas, tanto estatais como privadas. Com efeito, há uma divergência crescente entre a composição social das bases do partido e os membros em melhor situação do partido.

Os autores resumem: “enquanto o Partido em geral ainda tem uma maioria de membros dos“ velhos ”grupos sociais, seu topo é cada vez mais dominado pelos“ novos ”grupos sociais”. O PCCh é super-representado pela camada profissional (26%) em comparação com a população chinesa (18%). Os trabalhadores constituem 50% da população urbana chinesa agora, mas apenas 30% dos membros do PCC e apenas 15% dos membros do partido de “elite”.

Mas isso é alguma forma de ‘capitalismo político’ (seja lá o que isso signifique) como os autores (liderados por Milanovic) afirmam? Não é comprovado pelos dados. Primeiro, os burgueses ainda são uma minúscula camada de membros do PCC (apenas 3% do total de membros). Você pode argumentar que esse é o caso em qualquer partido capitalista. A maioria dos membros do Partido Republicano dos EUA ou do Partido Conservador Britânico não são capitalistas, pequenos ou grandes. Mas eu aposto que a proporção dessas camadas burguesas e pequeno-burguesas é muito maior do que no PCC. E isso seria especialmente o caso entre os membros da “elite”. No PCC, apenas 5% da elite do partido são capitalistas declarados. Em segundo lugar, o estudo é da composição social do PCCh, não dos fundamentos econômicos e sociais da economia chinesa, que certamente é o lugar para decidir se a China é capitalista ou não.

O Partido Comunista da China nunca começou como um partido composto por trabalhadores em sua maioria (porque a classe trabalhadora era muito pequena em 1921). E não é um partido democrático, com todas as políticas decididas no topo e seguidas sem (pelo menos aberta) dissidência das bases. Os principais líderes decidem tudo. Essa não é a definição de um partido democrático dos trabalhadores. Mas o PCCh também não é, 100 anos depois, um partido de capitalistas. Em sua composição social, é um partido de trabalhadores, tecnocratas e governantes; e isso inclui sua “elite”.

Com efeito, com 95 milhões de membros, o PCCh, a máquina estatal e as empresas estatais estão completamente integrados e controlam a China. O PCC não é controlado por nenhuma classe capitalista. A maioria dos membros do PCCh são trabalhadores (manuais, de colarinho branco e profissionais), embora seus líderes de ‘elite’ tenham uma ideologia nacionalista, não uma ideologia socialista internacional, e tenham conexões com o setor capitalista.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *