Tempo de Militância (Em memória de Victor Meyer)

Eduardo Stotz

Corria o ano de 1971. Eu estava cursando a Faculdade de Direito em Curitiba, quando tive a oportunidade de viajar para São Paulo. Conhecer a grande cidade, a metrópole da América Latina era, de certo modo, entrar no cenário onde transcorria a história e na corrente contra a qual remávamos, marinheiros jovens e destemidos. Eu viera com o objetivo de discutir, com um companheiro alcunhado de Vicente, a orientação da Organização para o setor estudantil. Ele tinha participado da elaboração das teses para o ativo de fundação da OCML-PO [1] correspondentes ao papel do movimento estudantil na luta revolucionária contra a ditadura militar que – estava escrito no Programa Socialista para o Brasil (PSB) – deveria ser dirigida pela classe operária numa frente de trabalhadores da cidade e do campo.

Desse contato inicial lembro-me apenas do longo percurso para chegar até uma casa nalgum lugar desconhecido em subúrbio da capital e das impressões que me causou durante a conversa. Vi-me diante de alguém cuja idade não saberia precisar devido a uma acentuada fronte calva, contrastada pelos longos cabelos. Pelo tom de voz e maneira afável de falar, inspirou-me confiança no primeiro momento. A voz pausada dava a impressão de que meditava no assunto, mas talvez estivesse pensando exatamente no que pretendia que o interlocutor entendesse, evitando equívocos produzidos por palavras mal empregadas. Não seria uma preocupação sem sentido naquela época em que a maioria dos militantes era composta de jovens que “compensavam” a falta de experiência com muita leitura…e imaginação. Anos mais tarde, conversamos sobre as características de personalidade de alguns companheiros nos quais esses traços eram notáveis. Era o caso de Batista, uma das responsáveis pelo setor de organização em São Paulo que gostava de muito de romances de capa e espada e, pelo que sei, depois se dedicou ao teatro. Ou ainda de Diogo, um companheiro pernambucano que tinha um gosto especial em fazer pilhéria das situações. Seu refrão, nesses momentos era “Irã, Irã, meu Pernambuco!” Ele tocava flauta doce, mas via de regra ensaiava algumas músicas com uma gaita de boca.

Depois da conversa com Vicente, o contato entre a Organização e o pequeno grupo de estudantes ficou sob a responsabilidade de uma militante de origem francesa cujo nome me escapa. Ela reunia conosco em Curitiba periodicamente. Claro que estar com ela, independentemente de ser nossa assistente política, era sempre uma ocasião especial. Nós providenciávamos reuniões em locais aprazíveis nos campos e pequenos bosques nos arredores da cidade porque na ocasião não dispúnhamos de local que servisse de “aparelho”. O sol que recebíamos durante essas reuniões era bem-vindo porque estávamos no inverno. Mas o ruim era desfazer-se depois dos eventuais carrapatos.

Reencontrei Vicente anos depois, no Rio de Janeiro. Chamava-se então Darci. A escolha de um nome tão indefinido quanto ao gênero era proposital. Ele estava então sendo procurado pela polícia política da ditadura e vivia na mais completa clandestinidade. Eu havia chegado ao Rio de Janeiro em meados de 1973, depois de uma breve passagem por São Paulo. Obviamente, me dirigi para o local de referência obrigatória dos migrantes, a rua Bento Lisboa, onde consegui alugar um quarto. Nessa época, comecei a trabalhar no Banco Mercantil de São Paulo.

Foi a partir de então que estabelecemos uma relação de amizade que perdura na memória. Morava com a sua companheira na zona oeste do Rio de Janeiro. Naquele bairro distante, situado praticamente na zona rural, ao qual chegávamos num “fusquinha” branco de chassis corroído, moravam pessoas estranhas. Darci contou-me que certo dia encontrou um gato enforcado num poste. Quem praticava tais barbaridades? Corria a informação tratar-se dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira, talvez tivessem perdido a razão devido ao abandono e esquecimento, pela sociedade, dos seus feitos durante a grande guerra mundial.

De qualquer modo, os moradores daquele longínquo bairro não participavam dos benefícios do chamado “milagre econômico” que a sociedade brasileira atravessava, sob a égide do regime militar e sua equipe de tecnocratas (Delfim Neto, Simonsen e Cia). Isso me faz lembrar que a nossa avaliação inicial quanto à solidez do regime baseava-se no pressuposto de que o arrocho salarial acabaria por tornar a situação insuportável para as classes trabalhadoras.

Havia razões objetivas para explicar a nossa resistência em perceber a realidade. O peso do voluntarismo comum das esquerdas aumentava com o isolamento social. As vitórias espetaculares das organizações que partiram para a luta armada contra o regime militar, algumas das quais frações oriundas da própria organização, reforçaram esse estado de espírito na medida em que ocultavam a profundidade do isolamento. O fato é que havia poucos operários nas organizações de esquerda e a maioria era composta de jovens de classe média, sem experiência nas lutas que haviam marcado a história do Brasil até o golpe.

Aliás, as grandes experiências populares que foram interrompidas violentamente pelo golpe militar eram desprezadas por nós em nome do repúdio ao reformismo, à idéia de colaboração de classes então predominante. Como não tínhamos vivido aquelas experiências e já não dispúnhamos mais das lideranças que haviam compartilhado delas – exiladas, mortas ou desaparecidas que estavam – não podíamos suspeitar da grandeza política a que a maioria do povo estava a chegar, em que pese a ideologia reformista que orientava a sua ação, quando veio a “contra-revolução preventiva”, expressão cunhada por Vasco Leitão da Cunha para caracterizar a reação militar golpista desfechada entre março e abril de 1964. Também não conseguimos aquilatar o significado da derrota do movimento operário nascido imediatamente depois do golpe, a destruição das experiências anticapitalistas de Osasco e Contagem. Os clarões na noite do arrocho salarial provocados por essas experiências, como escreveu a respeito A. R. Espinosa [2], apesar do pouco tempo transcorrido, pareciam fazer parte de um passado remoto. O que dizer então dos rastros de sangue deixados ao longo dos caminhos das periferias de cidades como Duque de Caxias, Magé e Cachoeiras de Macacu pelas lideranças populares que tentaram resistir ao golpe militar? Os vestígios haviam praticamente desaparecido, soterrado por abalos sucessivos no “terreno” em que a sociedade brasileira até então estivera assentada.

Superestimávamos a repressão, esquecendo-nos de que nenhum poder consegue manter-se por um longo tempo à base do terror se não dispuser de apoio social. De certo modo, transformamos a impaciência em argumento teórico em favor do esquerdismo. Urdíamos planos com a pressa de quem vai tirar o pão do forno e comê-lo ainda quente para prosseguir a caminhada.

Pois bem, uma análise de maior fôlego acerca das bases de sustentação do regime militar veio com a contribuição de Maria da Conceição Tavares num ensaio apresentado em seminário organizado pela FLACSO e UNESCO em novembro de 1970. O ensaio intitulado Além da estagnação que chegou até a direção da OCML-PO no início de 1971, serviu de base para questionar as posições que sustentavam a impossibilidade do desenvolvimento capitalista autônomo na periferia, em razão da superexploração da força de trabalho, tese defendida por Rui Mauro Marini. As restrições daí decorrentes para a ampliação do mercado interno – argumentava Marini – tornavam o desenvolvimento capitalista periférico extremamente frágil e dependente da coerção política do Estado. É interessante que seria possível extrair daí tanto conclusões favoráveis a uma estratégia revolucionária quanto para uma reformista.

Na sua essência, o ensaio Além da Estagnação favorecia uma análise do marxismo clássico, tomando como referência a tendência histórica da acumulação capitalista. Darci foi um dos que leram cuidadosamente uma das obras mais importantes de Lênin (O desenvolvimento do capitalismo na Rússia) com a preocupação de criticar a tese sobre a impossibilidade de realização da mais valia no mercado interno. Por essa época (em torno de 1977) teve início um aprofundamento na formação dos quadros, muito dos quais, sobretudo nas regiões mais afastadas do eixo urbano-industrial do sudeste, tinham lido apenas o Manual de Filosofia, de Georges Politzer, de diversos manuais soviéticos e recebido influências do althusserianismo então em voga, através de Marta Harnecker. Leituras dos clássicos foram então empreendidas, a exemplo do Manifesto do Partido Comunista, Trabalho Assalariado e Capital, O 18 Brumário e uma versão resumida de O Capital (edição de Borchardt), de Marx e Engels, Estado e Revolução, Imperialismo, etapa superior do capitalismo, de Lênin, entre outros livros disponíveis em nossa biblioteca. Anos mais tarde, já para o final da década, ao lado da releitura de clássicos brasileiros, como Caio Prado Junior, líamos também, para entender as dissensões dentro do comunismo, Rosa Luxemburg, Talheimmer, Andrés Nin, Isaac Deutscher.

Não fomos capazes de fazer uma análise materialista da nova situação histórica. Assim, não nos dávamos conta de que o crescimento econômico, retomado em 1968, propiciava a constituição de um consenso político entre as classes dominantes em torno de uma ditadura aberta e indireta sobre as classes dominadas, um temor manifesto por Ernesto Martins (Erico Sachs) no documento Aonde Vamos? escrito imediatamente após o golpe. A gorilada havia encontrado no general Garrastazu Médici o seu King-Kong. Por outro lado, visto do ângulo das classes dominadas, o crescimento econômico, sob as condições de ditadura militar impossibilitava a experiência coletiva e ao mesmo tempo propiciava uma ampla mobilidade individual dos trabalhadores. Isto porque a taxa de acumulação de capital elevada, ao ampliar a oferta de postos de trabalho, permitia aos trabalhadores “sujar a carteira” com o registro de mais um emprego em tempo razoavelmente curto em troca de salários mais elevados. Isso acontecia principalmente nos ramos industriais mais dinâmicos, como automóveis e autopeças.

A ditadura militar era uma forma de dominação aberta e indireta da burguesia, exercida, porém, no contexto de uma sociedade de base capitalista, logo complexa. Assim, a “fachada democrática” mantida pelo Alto Comando das Forças Armadas por meio do bipartidarismo não era puramente formal: cumpria o papel de canalizar os conflitos de classe latentes, principalmente entre as frações da classe dominante, ainda que as decisões mais importantes passassem pelos escaninhos do Serviço Nacional de Informação. Esse papel funcionava também “para baixo”. A política social do regime militar, como Régis de Castro Andrade, outro dos militantes originários da primeira fase da Política Operária, propôs em polêmico texto [3], visava normalizar o intenso processo de acumulação capitalista dentro dos limites da ordem tutelada pelos militares. A criação do Programa de Integração Social (PIS) introduzia um 14º. salário para as camadas mais pobres dos assalariados urbanos. Por meio do Funrural, o benefício da aposentadoria chegou até os trabalhadores do campo.

Obviamente o apoio mais sólido do regime estava nas classes médias. O crescimento econômico fez aparecer uma nova classe média urbana, vinculada à explosiva expansão do setor financeiro. Contudo, mesmo os segmentos mais antigos – como os profissionais liberais e comerciantes – beneficiaram-se desse crescimento. A massificação do ensino superior refletiu as oportunidades abertas pelo crescimento econômico. O processo social incluiu também um incremento, derivado do aumento do número e do poder de compra das classes médias, do emprego de trabalhadores da área de serviços pessoais. Paul Singer tratou do assunto com pertinência no livro Dominação e Desigualdade: estrutura de classes e repartição da renda no Brasil.

O desenvolvimento acelerado nos anos 1968-73, época do chamado “milagre econômico”, permitiu uma ampla mobilidade social. Migrantes vindos de regiões economicamente deprimidas engrossavam as fileiras do proletariado. As camadas mais antigas diluíam-se no meio dessas novas levas de trabalhadores sem experiência de classe anterior. A fragmentação do proletariado, sua segmentação (nem todos os segmentos participavam igualmente das possibilidades de melhor remuneração favorecidas pelo mercado de trabalho em expansão) e a impossibilidade de adquirir uma experiência coletiva comum garantiram, durante os anos em pauta, o domínio praticamente inconteste do capital. A resistência molecular em algumas fábricas, uma ou outra greve ocorrida em canteiro de obras ou “quebra-quebra” de trens não foram suficientes para abalar a ordem. Foi o período da orgia do capital, das grandes obras e negociatas. Todos esses processos davam a impressão de que, em meio ao tumulto das transformações da estrutura econômica e urbana, reinava, do ponto de vista político, uma paz de cemitérios. O contraponto era a oposição consentida, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que tinha uma forte penetração nas classes médias (inclusive entre os militares da linha nacionalista) e sob a proteção da qual circulavam jornais como Opinião e Movimento, e folhetins de crítica ao regime, como O Pasquim. A oposição à ditadura se fazia sob o ponto de vista da pequena-burguesia, quer dizer, baseava-se na crítica à falta de liberdades na sociedade, mas omitia-se diante da ou relativizava a opressão social.

Nesse tempo, morei em locais alugados por viúvas, senhoras de classe média baixa que alugavam quartos e vagas para complementar a renda obtida pelas magras pensões. A vida cotidiana neste tempo consistia em encontros para reuniões e entrega de documentos, leituras e preparação de documentos. Mas havia também a idas ao cinema, o principal passatempo e diversão que se podia partilhar na época. O Cine-Hora, no subsolo do Edifício Avenida Central era, como o próprio nome indica, freqüentado para “fazer hora” entre o almoço e um “ponto” com horário rigidamente marcado. Já o Cine Politheama, no Largo do Machado, podia ser freqüentado à noite ou em finais de semana, para ver filmes memoráveis, como Queimada. No Studio Paissandu, assistiamos Sacco e Vanzetti. Filmes soviéticos como Goya, Dom Quixote e Solaris entravam e saíam de cartaz pouco mais ou menos de uma semana. Após as reuniões, a grande parte das quais acontecia à noite no calçadão da Avenida Atlântica, às vezes íamos comer alguma coisa. Um dos locais preferidos por Darci era o Café Lamas que na época funcionava ainda no Largo do Machado, pois ali poderia comer sopas, chocolate e torradas e mesmo um delicioso mingau de maisena com canela. Almoçamos muitas vezes no centro da cidade, nas muitas “pensões” que existiam em ruas como a Primeiro de Março e a Senador Dantas. Uma reunião memorável aconteceu no restaurante Jangadeiro, então na esquina da Praça General Osório. Estávamos conversando e, de repente, aparecem dois espadachins, um dos quais com um copo de uísque na mão. Era Chico Buarque.

O Metrô estava em expansão, com obras em andamento. Na Barra da Tijuca nasciam espigões, a cidade crescia para o alto, o capital girava em ritmo acelerado. Migrantes chegavam em massa para trabalhar nos canteiros de obras. Mas também ocupavam vagas nos serviços: uma parte empregou-se em restaurantes; outros foram trabalhar nas portarias de prédios. Uma ampla rede de informações baseadas no sistema de parentesco e de amizade, especialmente fortes entre os nordestinos viabilizou essa onda migratória. Logo alguns porteiros de edifícios, responsáveis por cadastrar os moradores junto à polícia civil, tornaram-se informantes. O ano de 1973 marcou o auge da ditadura militar. O cerco repressivo sobre a esquerda armada, com as prisões, tortura e assassinato de centenas de militantes, foi ampliando-se até atingir todo o espectro da esquerda. Em meio a campanhas patrióticas do tipo “Brasil, ame-o ou deixei-o”, o general-ditador Médici, um torcedor fanático do Flamengo Futebol Clube, assistia, cercado de seguranças, às decisões de campeonatos no Estádio Maracanã com o radinho de pilha colado ao ouvido.

Foi nesse contexto que surgiu a proposta de um recuo organizado do trabalho de massa que se acreditava, seria provisório. Conhecida pela sigla ROP, a tática foi imediatamente identificada como “liquidacionista”. Mas as circunstâncias obrigaram-nos a encontrar um meio termo. Nesse ambiente em que se aprofundava o isolamento social das organizações de esquerda, a teoria desprendeu-se da prática e, graças ao concurso das leituras de Marx feitas por Louis Althusser, o marxismo acadêmico chegou finalmente ao Brasil. Mas não sucumbimos a esta tendência.

No cenário latino-americano, especialmente do cone sul, a convergência das ditaduras militares parecia não deixar alternativas no curto e no médio prazo. O sangrento golpe militar contra o governo da Unidade Popular no Chile, em setembro de 1973, foi um duro revés para os movimentos que se colocavam sob a bandeira do socialismo. A esperança veio no ano seguinte, do outro lado do Atlântico. Vibramos com o Movimento 25 de abril: todos partilhávamos o sonho expresso de modo tão belo na canção de Chico Buarque, de que o Brasil viesse a cumprir seu ideal, ainda se tornasse “um imenso Portugal”. Acompanhamos o processo, passo a passo.

Dentro do nosso país, perscrutávamos o futuro nas entrelinhas dos jornais, buscando nos noticiários informações sobre os dissensos e as revoltas. A ascensão do general Geisel trouxe a convicção de que a chamada “distensão lenta, gradual e segura” do regime arquitetada por seu estrategista Golberi, era um atestado do seu enfraquecimento. Sinais crescentes de dissensões internas no bloco latifundiário-burguês construído em torno do regime militar acumularam-se nos anos 1975-76. Em 1977, as rachaduras nas bases de apoio do regime foram claramente explicitadas no IV Congresso das Classes Produtoras. A percepção da dissensão entre as classes dominantes despertou o entusiasmo da juventude universitária e assim teve início uma onda de greves em favor das liberdades de expressão e de organização. Ainda teríamos de esperar mais um ano para que os operários começassem a colocar-se em movimento como classe. Por essa época eu já não me encontrava mais no Rio de Janeiro. No ano anterior, tomara o rumo de São Paulo, retornando ao Rio depois de uma passagem por Belo Horizonte, dois anos depois. Entrementes, o Brasil foi tomado por uma gigantesca onda de greves operárias e de trabalhadores urbanos e rurais que aceleraram a decomposição política do regime militar. O isolamento social em que nos encontrávamos foi rompido. A militância voltou a adquirir sentido político e perspectiva histórica. Sabíamos que onde há opressão sempre haverá resistência. Mas não podíamos prever de que forma o operariado iria entrar na cena política e, portanto, como o regime militar iria acabar [4]. Partíamos do suposto – e Darci, agora posso chamá-lo pelo seu nome real, Victor era quem sustentava com maior clareza esse suposto – de que a imensas forças sociais geradas pelo desenvolvimento econômico sob a égide tecnocrático-militar iriam colocar-se em movimento. E participariam da política com as “armas” acumuladas historicamente. De fato, em 1978, o proletariado industrial entrou na cena política de um modo espontâneo, com o grau de consciência e de organização ainda muito baixos. Com isto, um novo capítulo na História do Brasil abria-se então. Nós também nos mobilizamos para participar de sua escrita.

* * * * * * *
Escrito em memória de Victor Augusto Meyer Nascimento (1948-2001), na cidade do Rio de Janeiro, no dia 8 de julho de 2001- atualizado em Petrópolis, 16 de julho de 2016.

 Notas:

[1] Organização de Combate Marxista-Leninista Política Operária (OCML-PO), fundada em abril de 1970.

[2] A. R. Espinosa. Dois relâmpagos na noite do arrocho. Cadernos do Presente, 2. Belo Horizonte, 1978.

[3] Régis de Castro Andrade, 1982. Política social e normalização institucional no Brasil, In: MAIRA, L. al. América Latina: novas estratégias de dominação. Petrópolis: Vozes; São Paulo: CEDEC

[4] Uma avaliação inicial deste processo se encontra desenvolvida à luz da transição do regime militar por meio do Colégio Eleitoral no capítulo “Tantas ilusões perdidas: a memória dos militantes de esquerda”, incluído no livro de José Luiz Werneck da Silva, A deformação da História ou Para não esquecer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. O capítulo, revisto e ampliado, foi incorporado na obra do Centro de Estudos Victor Meyer – POLOP: uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil. Salvador, 2009.

http://centrovictormeyer.org.br/publicacoes/

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *