A economia dos EUA – alguns fatos

por Michael Roberts, 03 de novembro de 2020

 

Enquanto aguardamos o resultado da eleição presidencial dos EUA, aqui estão alguns fatos sobre a economia dos EUA num contexto mundial.

Parcela do PIB mundial

Em 1980, estava assim:

Os EUA tinham mais do que o dobro da participação no PIB global do que o Japão e mais do que o Japão, a Alemanha e a França juntos. A participação da China era inferior a 2% e praticamente igual à da Índia.

Agora, em 2019, pré-COVID, estava assim:

Os EUA ainda têm o maior valor em dólares em moeda corrente. Embora a participação tenha diminuído, a participação dos EUA é maior do que o restante dos países do  G7 juntos. Mas a China disparou para mais de 16%, ultrapassando a Índia em seu caminho.

Taxa de crescimento do PIB per capita 1980-2020

A taxa de crescimento do PIB real por pessoa dos EUA foi em média menos de 3% ao ano e tem desacelerado de forma consistente, enquanto a China tem uma média cerca de três vezes maior.

Participação na produção mundial de manufatura

No início da década de 1980, a manufatura dos Estados Unidos tinha mais de 25% da produção mundial, com o Japão com 11% e a Alemanha com 7%. A China não estava posicionada em lugar algum no ranking de cima. Em 2017, a participação dos EUA caiu para cerca de 18%, com Japão e Alemanha abaixo de 10%. A China disparou para mais de 25%.

Participação nas exportações mundiais

A participação dos EUA nas exportações mundiais em 1980 era de mais de 13%, com a Alemanha e o Japão bem atrás. A China tinha apenas 1% das exportações mundiais.

Em 2019, a China ultrapassou os EUA com quase 11% de participação, enquanto a participação dos EUA caiu para 10%.

Expectativa de vida

A expectativa de vida é uma medida importante da qualidade de vida. Em 1980, os Estados Unidos ocupavam o 21º lugar no mundo, com uma expectativa de vida ao nascer de 73,6 anos, atrás da maioria dos países europeus e até mesmo de Cuba.

Em 2019, os EUA haviam caído para 43ª posição na classificação, com 78,5 anos, e a China estava alcançando 76,7 anos.

Desigualdade de renda e riqueza

Das economias do G7, os EUA têm a distribuição mais desigual de riqueza pessoal e de renda.

Despesas militares

Os EUA gastam três vezes mais em despesas militares do que a China e mais do que o resto do mundo junto!

Emissões de carbono per capita

Os EUA são os líderes mundiais em emissões de carbono per capita, seguidos pelos exportadores de energia e minerais, Austrália e Canadá. As emissões per capita da China são menos da metade das norte-americanas.

Robôs per capita

A Coreia lidera o mundo em densidade de robôs com mais de três vezes o número por 10.000 funcionários do que os EUA. Os EUA estão atrás da Alemanha, Japão e Suécia. A China está se recuperando rapidamente e ultrapassará os EUA no próximo ano.

Taxa de homicídios

Os EUA têm a maior taxa de homicídio entre as economias do G7, quase cinco vezes a taxa média do G7 e nove vezes a taxa da China.

Comentário de um leitor sobre “A economia dos EUA – alguns fatos”

rogeriomaestri

Michael.

Alguns números quando olhados em termos absolutos não mostram o verdadeiro potencial de um país, por exemplo, o número de robôs per capita. Além de a China possuir um número muito grande de trabalhadores no setor industrial, considerando que sua indústria vem numa aceleração muito grande, como mostra a taxa de participação na produção manufatureira mundial, verifica-se que nos últimos dez anos, a indústria chinesa ultrapassou a norte-americana.

Três conclusões podem ser tiradas desses números.

1º) O parque industrial chinês é mais novo (e produtivo) que o norte-americano em pelo menos cinco ou mais anos.

2 °) Que para um país se colocar à frente de outro em termos de parque industrial mais novo, deve necessariamente ter uma capacidade de produzir ferramentas industriais muito maior do que outro país.

3) Se um país tem capacidade de produzir mais ferramentas industriais novas do que outro, mesmo com a inércia ele continuará por um curto período de tempo modernizando sua indústria (segue a 1ª conclusão) criando então um ciclo virtuoso.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *